Perfil Desejado do Formado


O físico, seja qual for sua área de atuação, deve ser um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Em todas suas atividades, a atitude de investigação deve estar sempre presente, embora associada a diferentes formas e objetivos de trabalho.

Dentro desse perfil geral, pode-se distinguir perfis específicos que podem ser tomados como referencial para o delineamento de perfis desejáveis dos formandos em Física, em função da diversificação curricular proporcionada através de módulos seqüenciais especializados complementares ao módulo comum:

Físico-bacharel: ocupa-se preferencialmente de pesquisa, básica ou aplicada, em universidades ou centros de pesquisa. Este é o campo de atuação mais bem definido e que tradicionalmente tem representado o perfil profissional idealizado na maior parte dos cursos de graduação que conduzem ao atual Bacharelado em Física.

Físico-educador: dedica-se preferentemente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica, como vídeos, softwares, ou outros meios de comunicação. Não deve se ater, necessariamente, ao perfil da atual Licenciatura em Física que está orientada para o ensino médio formal.

Físico-interdisciplinar: utiliza prioritariamente o instrumental (teórico e/ou experimental) da Física em conexão ou outras áreas do saber como, por exemplo, Medicina, Oceanografia, Meteorologia, Geologia, Biologia, Química, Meio Ambiente, Comunicação, Economia, Administração e vários outros campos. Esta conexão deve ser realizada em nível de formação para pesquisa e/ou docência. No primeiro caso, o físico atua de forma conjunta e harmônica com especialistas de outras áreas; no segundo, atua como físico educador na área interdisciplinar correspondente
Graduação em Física
Universidade Federal do Paraná
CARDÁPIO
RU
HORÁRIO INTERCAMPI
UFPR    Setor de Ciências Exatas    Departamento de Física    Pós-Graduação    Contato    Localização
Curso de Graduação em Física | Universidade Federal do Paraná
Caixa Postal 19044 | 81531-990 | Curitiba | Paraná
Tel: +55-41-3361-3094 | Fax: +55-41-3361-3418