Seminários da Graduação - 2017

Nesta página ficam informações sobre os seminários organizados pelos alunos da graduação em Física da UFPR. Aqui também ficarão disponíveis os certificados de cada seminário.

Apoio: Coordenação do curso de Graduação em Física e Centro Acadêmico Hugo Kremer



Seminário #11: Aspectos dinâmicos de duas partículas confinadas e interagentes

Palestrante: Adam Luiz de Azevedo

Local:sala PE04, 15h, 10 de outubro de 2017

Certificados

Organização: certificados

Resumo: É comum na Física a elaboração de modelos muito simples (“toys systems”) para se entender propriedades físicas presentes em sistemas mais
sofisticados e realistas. Dentre eles, estão os bilhares (clássicos e quânticos).
Um bilhar consiste de um domínio geométrico que confina uma única
partícula em movimento uniforme até que ela atinja a borda geométrica. O
estudo de bilhares permite entender propriedades gerais, como
integrabilidade, ergodicidade, caos, etc, até propriedades no âmbito da Física
Aplicada, como dispositivos eletrônicos. Nesse seminário, apresentaremos
alguns aspectos dinâmicos (trajetórias no Espaço de Fases, proliferação de
velocidades, etc.) de um bilhar clássico específico: o triângulo retângulo.
Mostraremos também que esse bilhar pode ser representado de maneira
equivalente a um sistema de 2 partículas confinadas em um poço de
potencial infinito.


Seminário #10: Desenvolvimento de novos materiais

Palestrante: Cyro Ketzer Saul

Local: sala PE04, 15h, 19 de setembro de 2017

Certificados

Organização: certificados

Resumo:Com formação em física, experiência na indústria eletrônica (5 anos), mestrado em filmes finos, doutorado em tecnologia MEMS (Micro ElectroMechanical Systems) e pós-doutorado em Nanofabricação, a inexistência de infraestrutura e de recursos forçou uma migração para a área de materiais, como forma de sobrevivência e de alavancar recursos. Neste contexto, em 2005, a técnica de electrospray / electrospinning (eletrofiação) se mostrou como uma excelente opção para desenvolver novos materiais, patentear novos produtos, publicar e obter financiamento. Graças aos materiais desenvolvidos iniciamos uma colaboração com a FIOCRUZ-PR (ICC / IBMP) no ano de 2007 que perdura até os dias de hoje. Desta colaboração foi criado o INCT para Diagnósticos em Saúde Pública no primeiro edital do CNPq, o qual perdurou até a segunda edição em 2016.
Um dos resultados deste processo foi o desenvolvimento de microesferas
(microbeads) e micro-filamentos com superfície funcionalizada, e que podem ser empregados em sistemas de diagnóstico rápido. Estes materiais substituem os similares importados com enormes vantagens econômicas e estão sendo
patenteados em diversos países do mundo. Em fevereiro deste ano foi concedida a patente americana e as demais estão em vias de concessão.
Com os recursos obtidos, e motivados pela colaboração interdisciplinar durante este período, retomamos o desenvolvimento de dispositivos micro/meso-fluídicos empregando técnicas alternativas de fabricação, como usinagem a laser e o recorte de filmes via plotter.
Neste seminário serão apresentados os principais resultados obtidos nos últimos 10 anos.



Seminário #9: Geometria Simplética: da Óptica à Quantização

Palestrante: Gabriél José Goulart Cardoso

Local: sala PE04, 15h, 31 de maio de 2017

Certificados

Resumo: Geometria simplética é um dos assuntos mais famosos e explorados da Física-Matemática. Isso se deve ao fato de ela ocupar posição de destaque tanto em Física como em Matemática e, principalmente, na interface entre as duas. De fato, a Geometria Simplética surgiu inicialmente pelas mãos de matemáticos, como Lagrange, Poisson e Hamilton, como ambiente geométrico natural no qual se deveria discutir a Mecânica Clássica. Por outro lado, as últimas décadas viram físicos descobrirem a conjectura de "mirror symmetry" entre Geometria Simplética e Geometria Complexa, hoje um dos grandes problemas em aberto da matemática pura. Nesse seminário, vamos discutir alguns problemas físicos simples em que é possível perceber a importância da Geometria Simplética. Motivaremos como a estrutura simplética aparece naturalmente no espaço de raios de um sistema óptico, no espaço de fase de um sistema mecânico, e no processo de quantização de um sistema clássico. Usaremos uma versão simplificada do formalismo para tornar a discussão acessível a alunos da graduação em Física de qualquer período.


Seminário #8: O Uso de Técnicas Ópticas em Ciência Forense

Palestrante: Evaldo Ribeiro

Local: sala PE04, 15h, 17 de maio de 2017

Certificados

Resumo: A área de ciência forense apresenta muitos desafios ligados à maneira de extrair informações confiáveis a partir de vestígios encontrados em cenas de crime ou em apreensões de materiais diversos. Em particular, quando se lida com evidências criminais em quantidades muito pequenas (ou microvestígios), é importante extrair a maior quantidade possível de informação sem degradar ou destruir essas evidências. Sob esta luz é que as técnicas ópticas se destacam, pois podem fornecer várias informações de interesse e, principalmente, são experimentos não destrutivos. Uma técnica que tem sido utilizada com muito sucesso é o espalhamento micro-Raman; neste seminário serão mostradas algumas aplicações relacionadas com a ciência forense e, em particular, seu uso para certificação de autenticidade de obras de arte dentro da famosa operação Lava-Jato.


Seminário #7: Efeito da Pressão Hidrostática no Efeito Hall Anômalo do composto Mn3Ge

Palestrante: Leonardo Oparacz Kutelak

Local: sala PE04, 15h, 04 de maio de 2017

Certificados

Resumo: Nesse seminário apresentaremos um dos projetos realizados no 26º programa de bolsas de verão do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), que consiste em técnicas de aplicação de altas pressões e de difração de raios-x com luz síncrotron do LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron) para investigar o Efeito Hall Anômalo do cristal de Mn3Ge. Estudo de materiais sob altas pressões é de interesse tanto para ciência de base quanto para produção tecnológica, como exemplos temos a obtenção de hidrogênio na forma metálica e a confecção de diamantes industriais com técnicas similares as que serão apresentadas. O Mn_3Ge faz parte da família de Isolantes Topológicos, materiais cujo estudo teórico de suas propriedades rendeu o Premio Nobel de Física de 2016 para J. Michael Kosterlitz, Duncan Haldane e David J. Thouless. Em adição, o Efeito Hall Anômalo Gigante observado nesse composto é intrigante devido mudanças que ocorrem em seu sinal com aplicação de pressão sob o cristal. Por último, as técnicas de difração de raios-x apresentadas são de vasto uso na Física Experimental, tendo aplicações em diversas áreas.



Seminário #6: Relação entre Forças da Natureza, Teorias de Gauge e Teoria de Grupos

Palestrante: Fernando Pablo Devecchi

Local: sala PE04, 15h, 26 de abril de 2017

Certificados

Resumo: Neste seminário faremos uma discussão básica sobre as interações fundamentais da natureza, reforçando como as Teorias de Gauge se tornam a linguagem natural para descrevê-las. Por sua vez, veremos como as Teorias de Gauge se servem de elementos das Teorias de Grupos.



Seminário #5: Integrais de Caminho e o Princípio da Menor Ação na Mecânica Quântica

Palestrante: Bruna Pascual Dias

Local: sala PE04, 15h, 19 de abril de 2017

Certificados

Resumo: A Mecânica Quântica desenvolvida por Schrödinger, Heisenberg, Dirac e demais baseia-se no conceito da função hamiltoniana. No entanto, um novo formalismo que incorpora a função lagrangeana via Integrais de Caminho foi desenvolvido por Feynman em sua tese de doutorado. Tal mecanismo permite formular na Mecânica Quântica o Princípio de Menor Ação e possibilita o desenvolvimento da quantização de sistemas onde o procedimento via funcão hamiltoniana falha. Neste seminário, serão apresentadas as Integrais de Caminho de Feynman e a concordância desta teoria no limite clássico com ideias e conceitos já conhecidos da mecânica lagrangeana e hamiltoniana.



Seminário #4: Fluorescência para as Ciências da Vida

Palestrante: Wido Herwig Schreiner

Local: sala PE03, 15:00 h, 05/04/2017

Certificados

Resumo: Neste seminário mostraremos como o fenômeno da fluorescência pode ser aplicado em técnicas de super-resolução microscópica e na detecção de moléculas únicas. Discutiremos as técnicas conhecidas como FLIM, FRET, FCS, STED e STORM e como elas são aplicadas nas Ciências da Vida.




Seminário #3: História da Física: A Evolução das Ideias

Palestrante: Roberto Budzinski Neto

Local: sala PE03, 08:00 h (23/02/2107) e 19:00 h (22/02/2017)

Certificados manhã e noite

Resumo: A criação do conhecimento humano é um processo complexo que, na maioria dos casos, não segue um caminho linear e sequencial como muitas vezes é retratado em livros-texto. A Física, como parte integrante desse universo, é também um processo sujeito ao contexto social, político, econômico e pessoal. Dessa forma, é importante para os futuros pesquisadores e professores a compreensão desse rico fenômeno. Abordando a história a partir dos primeiros filósofos gregos, passando por Platão e Aristóteles, é possível notar a genialidade desses pensadores e como eles influenciaram o mundo que os sucedeu. Já na Idade Média, é incrível entender a revolução cultural/científica que culminou no método científico -- usado até os dias presentes -- e na mecânica clássica. É interessante ver como a natureza se mostrou surpreendente e quando tudo parecia resolvido duas novas teorias surgiram, fruto do trabalho árduo de muitos pesquisadores ao longo do tempo, a Teoria da Relatividade e a Mecânica Quântica. Estas teorias colocaram em xeque as ideias vigentes e forçaram os físicos a repensarem a forma de interpretação do mundo. Talvez o mais interessante neste processo seja entender como chegamos ao ponto que nos encontramos hoje e quais são os possíveis caminhos que o futuro reserva.
'Se longe enxerguei é porque estive apoiado em ombros de gigantes.'
- Isaac Newton




Seminário #2: Não Localidade

Palestrante: Renato Moreira Angelo

Coordenadas no espaço-tempo: (15:30 h, 08/11/2016, anfiteatro A, bloco PC)

Certificados

Resumo: É possível que uma perturbação sobre uma partícula localizada no polo norte afete instantaneamente uma partícula no polo sul? Em 1964, em resposta ao trabalho de Einstein, Podolsky e Rosen (EPR), o físico norte-irlandês John Stewart Bell mostrou que a Mecânica Quântica viola desigualdades fundadas na hipótese de localidade. Em Outubro de 2015, a revista Nature publicou resultados de um experimento holandês confirmando, pela primeira vez sem brechas, a violação de uma desigualdade de Bell e a incompatibilidade da Mecânica Quântica com qualquer teoria de variáveis ocultas locais. Parcela significativa da comunidade científica interpreta esses resultados como uma resposta positiva à pergunta formulada acima -- uma potencial agressão aos princípios da Teoria da Relatividade. Neste seminário, após uma breve revisão dos trabalhos de EPR e Bell, apresentarei um quantificador que acusa não localidade mesmo em cenários em que nenhuma desigualdade de Bell é violada, o que acentua ainda mais a tensão entre a Mecânica Quântica e a Teoria da Relatividade.


Seminário #1: Fusão termonuclear controlada

Palestrante: Ricardo Luiz Viana

Local: auditório Leo Grossmann, as 8:30 h, 25/10/2016

Certificados

Resumo: Uma das alternativas energéticas para o futuro da humanidade é a energia obtida pela fusão termonuclear controlada. As condições para a obtenção de fusão de núcleos leves, como deutério e trítio, podem ser obtidas em plasmas cuja densidade e temperatura sejam suficientemente elevadas. Além disso, para que se possa aproveitar a energia obtida pela fusão nuclear, é necessário que o plasma seja confinado por um tempo alto o suficiente, o que pode ser feito em sistemas de confinamento magnético como tokamaks e stellarators. Neste colóquio vou apresentar os aspectos básicos da fusão termonuclear controlada e como ela pode ser obtida, em um futuro não tão distante, em tokamaks."
Graduação em Física
Universidade Federal do Paraná
CARDÁPIO
RU
HORÁRIO INTERCAMPI
UFPR    Setor de Ciências Exatas    Departamento de Física    Pós-Graduação    Contato    Localização
Curso de Graduação em Física | Universidade Federal do Paraná
Caixa Postal 19044 | 81531-980 | Curitiba | Paraná
Tel: +55-41-3361-3094 | Fax: +55-41-3361-3418