8.3b CORRENTES DE JATO

        Já é evidente, a partir das discussões anteriores, que contrastes de temperatura na superfície produzirão maiores gradientes de pressão em altitude e conseqüentemente ventos mais rápidos em ar superior. Como no inverno os contrastes de temperatura são grandes em latitudes médias, podem esperar-se ventos de oeste mais fortes no inverno, o que é confirmado pelas observações. Acima de grandes contrastes de temperatura existem correntes muito fortes, denominadas correntes de jato.

        Grandes contrastes de temperatura ocorrem ao longo de frentes. Nas latitudes médias e altas encontra-se um jato associado à frente polar, que está entre os ventos polares de leste e os ventos mais quentes de oeste. É o chamado jato polar (Fig. 8.6).

        O jato polar tem um papel muito importante no tempo em latitudes médias. Além de fornecer energia à circulação de tempestades na superfície, ele também dirige suas trajetórias. Consequentemente, o seu monitoramento é importante para a previsão de tempo.

        O jato polar apresenta velocidade média de 125 km/h no inverno e aproximadamente a metade no verão. A velocidade pode chegar a 350 km/h. A diferença sazonal é devida ao gradiente mais forte de temperatura que existe em latitudes médias durante o inverno. Durante o inverno, o jato polar pode desviar-se em direção ao equador até 30° de latitude. No verão, sua posição média é usualmente em torno de 50° de latitude. Como a frente polar, o jato polar não é uniformemente bem definido ao redor do globo. Onde a frente polar é bem definida, com grandes gradientes de temperatura, os ventos no jato são acelerados. O jato não tem uma trajetória retilínea leste-oeste, mas apresenta ondulações, com grande componente norte-sul.

Fig. 8.6 - Secção transversal vertical através do HN mostrando a posição do jato polar acima da frente polar (Jp) e do jato subtropical (JT)

        O papel do jato polar na geração e manutenção de tempestades em escala sinótica está ligado à produção de convergência e divergência em nível superior quando o ar é acelerado e desacelerado ao entrar e sair de faixas de máxima velocidade do jato. Onde o jato produz divergência em altitude ele contribui para o desenvolvimento de ciclones que se formam e deslocam ao longo da frente polar.

        O jato polar não é a única corrente de jato. O jato subtropical ocorre próximo à descontinuidade da tropopausa, em torno de 25° de latitude, no extremo da célula de Hadley (Fig. 8.6). Ele está localizado a aproximadamente 13 km de altitude. É mais forte e menos variável em latitude que o jato polar.

Próximo Tópico: Ondas nos Ventos de Oeste
Tópico Anterior: Por que de Oeste?