7.1 FORÇAS QUE AFETAM O VENTO.

        O vento consiste na circulação, no movimento da atmosfera. Até agora discutimos o movimento vertical do ar e sua importância na formação de nuvens. É útil separar o componente horizontal do vento (leste-oeste e norte-sul) do componente vertical (para cima e para baixo). Embora o componente vertical seja importante, o componente horizontal é muito mais forte. Como veremos mais adiante, eles são interligados. Embora saibamos que o ar se moverá para cima se ele é mais quente e portanto tem mais flutuação que o ar ambiente, o que causa os movimentos horizontais? De agora em diante chamaremos simplesmente de vento os movimentos horizontais.

        Por conveniência de estudo, imaginemos o vento como uma corrente contínua de parcelas de ar. Consequentemente, ao examinarmos cada força que influencia o movimento do ar, estaremos examinando a força por unidade de massa de ar. Uma força por unidade de massa é numericamente igual a uma aceleração, conforme a segunda Lei de Newton para o movimento:
 
,
(7.1)
 onde,  é força,  é massa e  é aceleração. Por esta razão, usamos os termos força e aceleração indistintamente quando consideramos o movimento de parcelas de ar.

        As forças atuando sobre parcelas de ar são: 1) a força do gradiente de pressão; 2) a força de Coriolis; 3) a força centrífuga; 4) a força de atrito e 5) a força da gravidade.

        Vamos discutir a ação destas forças.

Próximo Tópico: Força de Gradiente de Pressão
Tópico Anterior: Capítulo 6 - Condensação, Nuvens e Precipitação - Questões de Revisão