5.6c TEMPERATURA POTENCIAL

        A temperatura potencial q de uma parcela de ar é definida como a temperatura que a parcela teria se fosse expandida ou comprimida adiabaticamente de seu estado real de pressão e temperatura para uma pressão padrão (geralmente 1000 mb). Pode-se obter uma expressão para q a partir da (5.26) e da lei dos gases ideais.
 
(5.31)

        Esta é a equação de Poisson. Para ar seco, R = Rd = 287 J/Kkg e cp = 1004 J/Kkg. Portanto, R/cp = 0,286. Se uma parcela de ar é submetida apenas a transformações adiabáticas, sua temperatura potencial permanece constante. Portanto, a temperatura potencial é uma quantidade conservativa para transformações adiabáticas. É um parâmetro útil em termodinâmica atmosférica, pois os processos atmosféricos são freqüentemente próximos aos adiabáticos e então q permanece essencialmente constante.

A temperatura potencial equivalente,qe, é dada por:
 
,
(5.32)

onde L é o calor latente de condensação, e ws e T são a razão de mistura de saturação e a temperatura do ar quando ele atinge a saturação pela primeira vez.

        Enquanto a temperatura potencial é conservada apenas para processos adiabáticos não saturados, a temperatura potencial equivalente é conservada para processos adiabáticos secos e saturados.

        Quando uma parcela de ar sobe na atmosfera, sua temperatura decresce com a taxa adiabática seca até o nível de condensação por levantamento, quando o ar se torna saturado. Mais ascensão resulta em condensação e liberação de calor latente e a temperatura passa a decrescer com a taxa adiabática úmida ou saturada. Se o produto da condensação permanece na parcela, o processo ainda pode ser considerado adiabático (e reversível), desde que o calor latente liberado não atravesse as fronteiras da parcela. O processo é dito adiabático-saturado. Se, contudo, o produto da condensação deixa a parcela de ar, o processo é dito pseudoadiabático. Contudo, a quantidade de calor levada pelos produtos de condensação é pequena comparada com a quantidade de calor contida no ar. Portanto, a taxa de variação adiabática úmida ou saturada é essencialmente a mesma que a taxa pseudoadiabática.

Próximo Tópico: Estabilidade - Determinação da Estabilidade
Tópico Anterior: Processos Adiabáticos