P L A N O    D E    E N S I N O

Ficha n.º 1 (permanente)

Departamento: FÍSICA

Setor: CIÊNCIAS EXATAS

Disciplina: OFICINA DE ENSINO DE FÍSICA I Código: CF 362

Natureza: ( ) Anual ( X ) Semestral

Carga Horária: Teóricas( 00 ), Práticas( 60 ), Total( 60 ), Créditos ( 02 ).

Pré-requisitos: FÍSICA BÁSICA II

Co-requisitos: Não há.


EMENTA

Demonstrações e atividades práticas de mecânica, hidrostática, termologia e ondulatória para ensino em sala de aula. Recursos tecnológicos e didáticos para uso em laboratório de ensino de mecânica, hidrostática, termologia e ondulatória.

Noções do uso de software educacional para ensino de mecânica, hidrostática, termologia e ondulatória com ênfase em linguagens e ambientes de programação que possibilitem a elaboração de aplicativos bastante específicos.

Discussão de resultados obtidos em pesquisas sobre a prática e eficácia de metodologias de ensino de mecânica, hidrostática, termologia e ondulatória envolvendo aulas de laboratório, demonstrações práticas (DP’s) e aulas práticas (AP´s), e/ou recursos informáticos.

Validade: a partir do ano letivo de 2001

Professor(a): Neide K. Kuromoto

Chefe do Departamento: Ireno Denicoló

Aprovado pelo CEPE - Resolução:

Pró-Reitor de Graduação:

 

 

P L A N O    D E    E N S I N O

Ficha n.º 2 (parte variável)

Disciplina: OFICINA DE ENSINO DE FÍSICA I Código: CF362

Professor responsável: Neide Kazue Kuromoto


PROGRAMA

Durante o semestre, serão intercaladas atividades correspondentes às seguintes atividades, buscando a integração de demonstrações, atividades mais extensas de laboratório, e recursos informáticos correspondentes a um mesmo conteúdo:

Demonstrações e atividades práticas de Mecânica, Hidrostática, Termologia e Ondulatória para ensino em sala de aula: introdução a recursos impressos e informáticos (na internet) que documentem um grande número de DP´s e AP´s para uso no ensino de Mecânica, Hidrostática, Termologia e Ondulatória; Sistema de classificação PIRA; implementação simples de DP´s e AP´s documentados; elaboração de plano de aula utilizando DP´s e AP´s com apresentação aos colegas da disciplina; apresentação de DP´s de Mecânica, Hidrostática, Termologia e Ondulatória como "visitante" em disciplinas de Física Básica na UFPR ou em colégios; técnicas e ferramentas para criação e documentação de DP´s e AP´s originais; análise de resultados de pesquisas sobre a prática e eficácia de metodologias envolvendo DP´s e AP´s no ensino de Mecânica, Hidrostática, Termologia e Ondulatória.

Recursos tecnológicos e didáticos para uso em laboratório de ensino de Mecânica, Hidrostática, Termologia e Ondulatória: equipamento "caseiro" (custo muito reduzido, com material muito facilmente obtido) para uso em laboratório de ensino de Mecânica, Hidrostática, Termologia e Ondulatória; equipamento contemporâneo contando com uma ampla variedade de sensores para aquisição de dados acoplados a computadores; elaboração de planos de aula e/ou roteiros para atividades de aprendizagem para laboratório de Mecânica, Hidrostática, Termologia e Ondulatória; análise de resultados de pesquisas sobre a prática e eficácia do ensino de Mecânica, Hidrostática, Termologia e Ondulatória em laboratório.

Noções do uso de software educacional para ensino de Mecânica, Hidrostática, Termologia e Ondulatória: programação e utilização de software para interfaceamento experimentos educacionais com computadores; com uso de software para simulações tais como com Modellus, Interactive Physics; Visual Basic ou similar; elaboração de ferramentas de ensino com planilhas eletrônicas (Excel ou similar); uso de máquinas de busca e "navegação" na WWW para acesso a recursos para ensino de física (especialmente aqueles produzidos por projetos de ensino de física financiados por órgãos públicos no Brasil e no Exterior); uso e noções básicas de simulações disponíveis em sites da WWW escritos em Java ou similar.

 

Referências bibliográficas

1. (Freier 1996) A Demonstration Handbook for Physics, G.D. Freier, F.J. Anderson, 3rd Edition. American Association of Physics Teachers, College Park, MD 1996.

2.(Wood 1990) Physics for Kids 49 Easy Experiments with Mechanics, Robert W. Wood. Blue Ridge Summit, Tab Books. Blue Ridge Summit, PA 17294-0214 .

3. 700 Science Experiments for Everone, UNESCO.

4. (Peterson 94) Proceedings of Lab Focus 93, AAPT-NSF, August 1993, Boise State University, edited by Richard W. Peterson. Kevin B. Johnson, and Jody L. Hansberger. American Association of Physics Teachers, College Park, 1994.

5. (Perucca 1953) "Física General y Experimental".

6. (Wiedemann 1932) "Práticas de Física".

7. (Westphal 1943) "Práticas de Física".

8. (Hennies,Guimarães e Roversi 1988) "Problemas Experimentais de Física".

9. (Sutton 1938) "Demonstration Experiments for Physics".

10. (Sutton 1938) "Demonstration Experiments for Physics".

Objetivo: fornecer aos alunos, através de vivência e leituras, a habilidade e o conhecimento necessários para a eficaz incorporação em suas aulas de uma ampla variedade de recursos metodológicos para ensino de Mecânica, Hidrostática, Termologia e Ondulatória bem como do conhecimento concreto das razões pelas quais tais métodos podem e devem ser empregados.

Procedimentos didáticos: aulas expositivas teóricas com demonstrações e recursos audiovisuais; trabalhos práticos efetuados em laboratório por grupos de alunos; tarefas realizadas durante sessões de trabalho no laboratório de informática durante as aulas.

Avaliação: relatórios de DP´s e AP´s apresentadas como "visitante", relatórios analisando e comentando sobre textos, planos detalhados de aula, roteiros para aulas de laboratório, relatórios descrevendo aplicativos gerados com recursos informáticos, participação em sala de aula.

Observação:

Professor responsável: Neide K. Kuromoto

Chefe do Departamento: Ireno Denicoló

Coordenador do Curso: Sílvia Helena Soares Schwab