P L A N O    D E    E N S I N O

Ficha n.º 1 (permanente)

Departamento: FÍSICA

Setor: CIÊNCIAS EXATAS

Disciplina: FUNDAMENTOS E ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO I Código: CF074

Natureza: ( ) Anual ( X ) Semestral

Carga Horária: Teóricas ( 30 ) Práticas ( 00 ) Total ( 30 )Créd: ( 02 )

Pré-requisito: Não há.

Co-requisito: Não há.


EMENTA: (unidades didáticas)

Estudando a ciência através dos tempos; metodologia científica; metodologia da pesquisa científica; planejamento do trabalho científico e técnicas da execução da pesquisa; projetos de epsquisa; escrevendo a ciência: estrutura de monografias, disertações, teses e artigos científicos; normalização para a redação do trabalho científico; formas usuais de apresentação de trabalhos científicos.

Validade: a partir do ano letivo de: a partir de 2001.

Professor(a): Sílvia Helena Soares Schwab

Chefe do Departamento: Prof. Ireno Denicoló

Aprovado pelo CEP - Resolução: nº 84/01-CEPE

Pró-Reitor de Graduação: Prof. José Ederaldo Queiroz Telles

 

 

P L A N O    D E    E N S I N O

Ficha n.º 2 (parte variável)

Disciplina: FUNDAMENTOS E ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO I Código: CF074

Professor responsável: Sílvia Helena Soares Schwab


PROGRAMA (os ítens de cada unidade):

Estudando a ciência através dos tempos: estudando a ciência, importância de fazer ciência, componentes, aspectos lógicos, classificação das diferentes áreas da ciência; teoria do conhecimento.

Metodologia cientiífica: evolução da concepção do método científico até a atualidade, diferenciação entre método e técnica, os métodos indutivos, dedutivo, cartesiano, dialético e outros, a natureza do conhecimento científico, formas do conhecimento racional.

Metodologia da pesquisa científica: caracterização, tipologia, fases, seleção do tema, formulação do problema, hipóteses variáveis, escolha de metodologia, análises e conclusões.

Planejamento do trabalho científico e técnicas de execução de pesquisa: acesso à informação, revisão bibliografia, planejamento das fases do trabalho e de sua execução.

Projetos de pesquisa: formulação do problema, caracterização de objetivos, viabilidade, metodologia, cronograma; normalização associada.

Escrevendo a ciência: estrutura de relatórios, monografias, dissertações, teses e artigos científicos, normalização de citações e outros elementos, referências bibliográficas, formas de apresentação de trabalho na UFPR. Estruturação de artigos.

Formas usuais de apresentação de trabalhos científicos: como preparar uma apresentação na forma oral ou pôster para a apresentação em eventos.

 

Objetivos (competência do aluno): apresentar os diferentes aspectos ligados à evolução do pensamento científico, ao método científico, e à estruturação de trabalhos científicos (projetos de pesquisa, monografias, dissertação/tese, artigos), em termos de revisão bibliográfica, planejamento do trabalho a ser realizado, normas de apresentação, visando preparar o aluno para o desenvolvimento do trabalho científico em diferentes graus de profundidade.

Referências bibliográficas:

1- Barros, A.J.B. & Lehfeld, N (1986). Fundamentos de Metodologia. São Paulo, McGraw-Hill.

2- Bastos, L.R., Paixão, L., Fernandes, L.M. & De Luiz, N., (1995). Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, eses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro, LTC, 4ª ed.

3- Severino, A.J., (1998). Metodologia do trabalho científico; São Paulo, Cortez, 2ª ed.

Procedimentos Didáticos: aulas expositivas sobre a teoria. Trabalhos individuais e em grupo, seleção de temas para produção de projetos fictícios de pesquisa, a serem desenvolvidos individualmente pelos alunos.

Avaliação: realização de atividades de classe individuais e em grupo, visando a consolidação de conceitos fundamentais o treinamento na confecção de relatórios, técnicas de documentação, etc.

Observação:

Professor reponsável: Profª Sílvia Helena Soares Schwab

Chefe do Departamento: Prof. Ireno Denicoló

Coordenador do Curso: Profª Sílvia Helena Soares Schwab