P L A N O D E E N S I N O
Ficha n.º 1 (permanente)
Departamento: FÍSICA
Setor: CIÊNCIAS EXATAS
Disciplina: Epistemologia da Ciência Natural Código: CF072
Natureza: ( ) Anual ( X ) Semestral
Carga Horária: Teóricas ( 60 ) Práticas ( 00 ) Total ( 60 )Créd: ( 04 )
Pré-requisito: Física Básica II.
Co-requisito: Não há.
EMENTA: (unidades didáticas)
Introdução histórica à epistmologia da ciência; indutivismo; empirismo lógico, circuito de Viena, ciências cognitivas; falsificacionismo; teorias como estruturas; anarquismo epistemológico; racionalismo e relativismo; objetivismo e individualismo; realismo, instrumentalismo e verdade.
Validade: a partir do ano letivo de: a partir de 2001.
Professor(a): Sílvio Calafati Moysés
Chefe do Departamento: Prof. Ireno Denicoló
Aprovado pelo CEP - Resolução: nº 84/01-CEPE
Pró-Reitor de Graduação: Prof. José Ederaldo Queiroz Telles
P L A N O D E E N S I N O
Ficha n.º 2 (parte variável)
Disciplina: Epistmoligia da Ciência Natural Código: CF072
Professor responsável: Sílvio Calafati Moysés
PROGRAMA (os ítens de cada unidade):
Introdução histórica à filosofia da ciência: o “Novum Organum” e a “ciência para o progresso” de Bacon; epistmologia e física moderna; monismo; determinismo e reducionismo na tradição científica.
Indutivismo/empirismo lógico: origem histórica; proposições de observação; princípio da indução; dedução; o problema da indução; não neutralidade teórica do ato de observação; Círculo de Viena; Linguagem, ciência e metalinguagem; pseudoenunciados; paradoxos; verificacionismo.
Ciências cognitivas: logicismo; Whitehead-russel; Neuman; Turing; cibernética; teoria da informação; inteligência artificial; categorização; percepção.
Falsificacionismo: critério e grau de falsificabilidade; falsificados potencial; confirmação; modificação “ad hoc”; comparação com o indutivismo; limitações.
Teorias como estruturas: teoria de Lakatos: núcleo duro, heurística positiva e cinturão protetor de teorias; progresso e degenerescência de programas; teoria de Kunh; ciência normal; revolução científica; comunidade científica e imposição de paradigma.
Anarquismo epistemológico: a ciência não tem nem deve ter um método único; incomensurabilidade; outras formas simbólicas.
Racionalismo/relativismo e objetivismo/individualismo: papel da comunicade científica na evolução da ciência; conseqüência de uma teoria não prevista à sua origem; análise à luz da história da Física.
Realismo, instrumentalismo e verdade: teoria e realidade; o caso da mecânica quântica; proposições teóricas e experimentais; teoria da correspondência de Tarski; realismo não representativo.
Objetivos (competência do aluno): capacitar o aluno ao aprendizado em sala de aula e ao sucesso na pesquisa pela incorporação de uma visão mais crítica da ciência.
Referências bibliográficas:
1- A.F. Chalmers, O que é Ciência, afinal? (Brasiliense, São Paulo, 1993).
2- M. Bunge, Epistmologia (Edusp, São Paulo, 1980).
Procedimentos Didáticos: aulas expositivas.
Avaliação: provas escritas (mínimo duas no semestre).
Observação:
Professor reponsável: Sílvio Calafati Moysés
Chefe do Departamento: Prof. Ireno Denicoló
Coordenador do Curso: Profª Sílvia Helena Soares Schwab