P L A N O    D E    E N S I N O

                                      Ficha n.º 1 (permanente)

Departamento: FÍSICA

Setor: CIÊNCIAS EXATAS

Disciplina: Epistemologia da Ciência Natural Código: CF072

Natureza: ( ) Anual ( X ) Semestral

Carga Horária: Teóricas ( 60 ) Práticas ( 00 ) Total ( 60 )Créd: ( 04 )

Pré-requisito: Física Básica II.

Co-requisito: Não há.


EMENTA: (unidades didáticas)

Introdução histórica à epistmologia da ciência; indutivismo; empirismo lógico, circuito de Viena, ciências cognitivas; falsificacionismo; teorias como estruturas; anarquismo epistemológico; racionalismo e relativismo; objetivismo e individualismo; realismo, instrumentalismo e verdade.

Validade: a partir do ano letivo de: a partir de 2001.

Professor(a): Sílvio Calafati Moysés

Chefe do Departamento: Prof. Ireno Denicoló

Aprovado pelo CEP - Resolução: nº 84/01-CEPE

Pró-Reitor de Graduação: Prof. José Ederaldo Queiroz Telles

 

 

                   P L A N O    D E    E N S I N O

                                      Ficha n.º 2 (parte variável)

Disciplina: Epistmoligia da Ciência Natural Código: CF072

Professor responsável: Sílvio Calafati Moysés


PROGRAMA (os ítens de cada unidade):

Introdução histórica à filosofia da ciência: o “Novum Organum” e a “ciência para o progresso” de Bacon; epistmologia e física moderna; monismo; determinismo e reducionismo na tradição científica.

Indutivismo/empirismo lógico: origem histórica; proposições de observação; princípio da indução; dedução; o problema da indução; não neutralidade teórica do ato de observação; Círculo de Viena; Linguagem, ciência e metalinguagem; pseudoenunciados; paradoxos; verificacionismo.

Ciências cognitivas: logicismo; Whitehead-russel; Neuman; Turing; cibernética; teoria da informação; inteligência artificial; categorização; percepção.

Falsificacionismo: critério e grau de falsificabilidade; falsificados potencial; confirmação; modificação “ad hoc”; comparação com o indutivismo; limitações.

Teorias como estruturas: teoria de Lakatos: núcleo duro, heurística positiva e cinturão protetor de teorias; progresso e degenerescência de programas; teoria de Kunh; ciência normal; revolução científica; comunidade científica e imposição de paradigma.

Anarquismo epistemológico: a ciência não tem nem deve ter um método único; incomensurabilidade; outras formas simbólicas.

Racionalismo/relativismo e objetivismo/individualismo: papel da comunicade científica na evolução da ciência; conseqüência de uma teoria não prevista à sua origem; análise à luz da história da Física.

Realismo, instrumentalismo e verdade: teoria e realidade; o caso da mecânica quântica; proposições teóricas e experimentais; teoria da correspondência de Tarski; realismo não representativo.

 

Objetivos (competência do aluno): capacitar o aluno ao aprendizado em sala de aula e ao sucesso na pesquisa pela incorporação de uma visão mais crítica da ciência.

Referências bibliográficas:

1- A.F. Chalmers, O que é Ciência, afinal? (Brasiliense, São Paulo, 1993).

2- M. Bunge, Epistmologia (Edusp, São Paulo, 1980).

Procedimentos Didáticos: aulas expositivas.

Avaliação: provas escritas (mínimo duas no semestre).

Observação:

Professor reponsável: Sílvio Calafati Moysés

Chefe do Departamento: Prof. Ireno Denicoló

Coordenador do Curso: Profª Sílvia Helena Soares Schwab