Programa de Pós-Graduação em Física da UFPR


O Curso de Pós-Graduação em Física, em nível de mestrado iniciou sua primeira turma em 1984, transformando-se desde então em importante instrumento de capacitação profissional para alunos egressos da própria UFPR, para docentes de diversos Departamentos da UFPR e para alunos oriundos de outras instituições brasileiras.

O curso de Mestrado em Física da UFPR foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação em 1992 (parecer 197/92).  O funcionamento do Curso de Pós-Graduação em Física em nível de Doutorado foi autorizado pelo Conselho Universitário da UFPR em 1994 (resolução COUN21/94), tendo iniciado suas atividades no ano seguinte. Em agosto de 1999, o Doutorado foi recomendado pelo GTC (Grupo Técnico Consultivo) da CAPES, recebendo conceito inicial 3. Atualmente, a grande maioria dos alunos de mestrado e doutorado matriculados no programa são bolsistas  CAPES e CNPq.

A Fundação Araucária (agencia do estado do Paraná) e outras agência de fomento brasileiras e internacionais também tem oferecido, frequentemente, bolsas de estudo para estudantes de mestrado e doutorado.


Estatísticas do programa

2012

Docentes do programa com bolsa de produtividade em pesquisa
Bolsistas Produtividade CNPq: 19 Bolsistas - 70% do Corpo Docente
Publicações Indexadas - 109 artigos
Distribuição CAPES/QUALIS  das publicações indexadas do programa
Número de Dissertações e Teses 2012
Tempo médio das titulações
Mestrado 24 meses e Doutorado 48 meses