História da Física

Período Especial

 

 

Disciplina: História da Física A

Código:  CF1809

Natureza:

( x ) Obrigatória

(  ) Optativa

(x ) Semestral      (  ) Anual            (  ) Modular

 

Pré-requisito:

Co-requisito:

Modalidade: (  ) Presencial     (  ) Totalmente EaD    (x  ). 60 h ERE*

CH Total: 60

CH semanal: 06

Padrão (PD): 30

Laboratório (LB): 0

Campo (CP): 0

Estágio (ES): 0

Orientada (OR): 0

Prática Específica (PE): 0

 

 

EMENTA (Unidade Didática)

 

Epistemologia da ciência. Métodos de Estudo na História da Física. Explicações Míticas e Explicações Científicas. Astronomia e Mecânica. Modelos e Fenômenos. Origem e Evolução dos Conceitos da Física Moderna. A Epistemologia da ciência e suas implicações para o ensino de física. Conexão entre a história da Física e as Humanidades. O papel da mulher na história da Ciência. A influência religiosa nos conceitos da Ciência. Universalização dos conceitos da Ciência.

 

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

 

O que é história e as suas divisões. As civilizações antigas e seus mitos para a origem do universo. O nascimento da ciência como forma de solução de problemas cotidianos. A civilização grega. Os filósofos pré-socráticos e Platão. A física Aristotélica. O período Helenístico.  A idade média e o nascimento das Universidades. A Escolástica, a  influência cristã e mulçumana. O Renascimento, a Revolução Científica e o Método Científico : Descartes, Tycho, Copérnico, Galileu, Kepler e Newton. A crise da física clássica. A física moderna. O exemplo de Marie Curie.

 

OBJETIVO GERAL

 

Capacitar o aluno a entender a evolução histórica dos conceitos e ideias da física e seu paralelo com o desenvolvimento histórico da humanidade.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Habilitar o estudante a utilizar os exemplos históricos como motivação para o ensino de física. Entender o papel do físico e da ciência como instrumento de progresso da sociedade.

 

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

 

A disciplina será desenvolvida dentro da plataforma YouTube. As atividades serão assíncronas com as sendo gravadas e disponibilizadas na plataforma apenas para acesso aos estudantes matriculados na disciplina.

 

O cronograma tentativo abaixo lista sequência com que as aulas serão disponibilizadas na plataforma bem como o conteúdo a ser exposto.

 

As aulas utilizarão slides para expor os temas principais com os comentários gravados pelo professor. O professor irá também indicar material adicional na própria plataforma ou outros meios digitais que complementam o conteúdo abordado nas aulas.

 

Adicionalmente, o professor  irá disponibilizar um canal de contato direto com os estudantes através da plataforma YouTube, GoogleMeets ou Teams para tirar dúvidas e discussões sobre os conteúdos expostos na semana. Esses encontros serão programados para os dias e horários nos quais a disciplina é ministrada no período regular.

 

Cronograma tentativo: a disponibilização das aulas irá ocorrer nas 2as.e 4as. (ou 3as. e 5as.), iniciando em  27/07 (ou 28/07) - 2º ciclo. Nas primeiras duas semanas iremos disponibilizar três aulas semanais para podermos encerrar a disciplina antes do dia 26 de Setembro conforme o calendário do período especial.

 

 

Sem.

Aula (3 h)

Aula (3h)

Aula  (3 h)

1

1-Introdução

2-Civilizações Antigas

3-Pré-Socráticos

2

4-Pré-Socráticos

5-Sócrates e Platão

6-Aristóteles e a Física Aristotélica

3

7-Aristóteles e a Física Aristotélica

8-Período Helenístico

4

9- Império Romano e Patrística

10-Idade Média

5

11-A Escolástica, A Influência Cristã e Mulçumana

12-O Renascimento, Descartes

6

13-A Revolução Científica, Tycho e Copérnico

14- Kepler e suas Leis

7

15-Galileu. O processo inquisitorial de Galileu.

16-Newton e a Mecânica

8

   17-Termodinâmica e Eletricidade

18-A Evolução da Ótica. A Crise da Física Clássica

9

19-As Principais Ideias e Figuras da Física Moderna

20-O exemplo de Marie Curie

10

Exame

 

 

FORMAS DE AVALIAÇÃO

 

A avaliação se dará de maneira continuada. A cada duas semanas, durante o curso, será proposta um relatório sobre os conteúdos estudados com data limite de entrega de dois dias. Cada relatórios será graduado com nota de zero a cem. A nota da(o) aluna(o) será a média aritmética das notas obtidas nestes trabalhos. A entrega desses relatórios irá também servir de base para o quantitativo de frequência.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1)    Luiz O. Q. Peduzzi, Evolução dos Conceitos da Física. (Florianópolis, UFSC, 2011). Licenciatura em Física na modalidade à distância. Acesso em https://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Textos_Peduzzi/EvolConFis.pdf

 

 

2)    Sítio sobre a história da ciência e ensino de física dos Professores Dr. Luiz O. Q. Peduzzi e Dra. Anabel C. Raicik da UFSC, com diversos artigos sobre os temas abordados na disciplina. Acesso em https://evolucaodosconceitos.wixsite.com/historia-da-ciencia/texto.

 

3)    Alan Miguel Velásquez Toribio, História da Física. (Vitória : Universidade Federal

do Espírito Santo, Secretaria de Ensino a Distância, 2012). Acesso em http://acervo.sead.ufes.br/arquivos/historia-da-fisica.pdf

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

1)    José Fernando Rocha (org.). Origens e Evolução das Ideias da Física (Salvador, Editora EDUFBA, 2002).

2)    Bertrand Russel. História do Pensamento Ocidental, 21ª Ed. (Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 2017).

3)    Steven Weinberg. Para Explicar o Mundo: A Descoberta da Ciência Moderna (São Paulo, Companhia das Letras, 2015).

4)    Galileo Goes to Jail and Other Miths About Science And Religion. Edited By Ronald L. Numbers. (Cambridge, Harvard University Press, 2009).

5)    Peter Harrison (Org.) Ciência e Religião (São Paulo, Editora Ideias e Letras, 2015).

6)    Barbara Golsmith. Gênio Obsessivo: O Mundo Interior de Marie Curie (São Paulo, Companhia das Letras, 2006).

 

 

 

 

 

 

Professor da Disciplina: Prof. Marlus Koehler

 

Contato do professor da disciplina (e-mail e telefone para contato): koehler@fisica.ufpr.br