História da Física
Período Especial
|
||||||||||||
Disciplina: História da Física A |
Código: CF1809 |
|||||||||||
Natureza: ( x ) Obrigatória ( ) Optativa |
(x ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular |
|
||||||||||
Pré-requisito: |
Co-requisito: |
Modalidade: ( )
Presencial ( ) Totalmente EaD (x
). 60 h ERE* |
||||||||||
CH
Total: 60 CH
semanal: 06 |
Padrão (PD): 30 |
Laboratório (LB): 0 |
Campo (CP): 0 |
Estágio (ES): 0 |
Orientada (OR): 0 |
Prática Específica (PE): 0 |
||||||
EMENTA (Unidade Didática) Epistemologia da ciência.
Métodos de Estudo na História da Física. Explicações Míticas e Explicações
Científicas. Astronomia e Mecânica. Modelos e Fenômenos. Origem e Evolução
dos Conceitos da Física Moderna. A Epistemologia da ciência e suas implicações
para o ensino de física. Conexão entre a história da Física e as Humanidades.
O papel da mulher na história da Ciência. A influência religiosa nos
conceitos da Ciência. Universalização dos conceitos da Ciência. |
||||||||||||
PROGRAMA
(itens de cada unidade didática)
O que é história e as suas divisões. As civilizações antigas e seus
mitos para a origem do universo. O nascimento da ciência como forma de
solução de problemas cotidianos. A civilização grega. Os filósofos
pré-socráticos e Platão. A física Aristotélica. O período Helenístico. A idade média e o nascimento das
Universidades. A Escolástica, a influência cristã e mulçumana. O Renascimento,
a Revolução Científica e o Método Científico : Descartes, Tycho, Copérnico, Galileu,
Kepler e Newton. A crise da física clássica. A física moderna. O exemplo de
Marie Curie. |
||||||||||||
OBJETIVO GERAL Capacitar o aluno a
entender a evolução histórica dos conceitos e ideias da física e seu paralelo
com o desenvolvimento histórico da humanidade. |
||||||||||||
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Habilitar o
estudante a utilizar os exemplos históricos como motivação para o ensino de
física. Entender o papel do físico e da ciência como instrumento de progresso
da sociedade. |
||||||||||||
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS A disciplina será
desenvolvida dentro da plataforma YouTube. As atividades serão assíncronas
com as sendo gravadas e disponibilizadas na plataforma apenas para acesso aos
estudantes matriculados na disciplina. O cronograma tentativo abaixo
lista sequência com que as aulas serão disponibilizadas na plataforma bem
como o conteúdo a ser exposto. As aulas utilizarão slides
para expor os temas principais com os comentários gravados pelo professor. O
professor irá também indicar material adicional na própria plataforma ou
outros meios digitais que complementam o conteúdo abordado nas aulas. Adicionalmente, o professor irá disponibilizar um canal de contato
direto com os estudantes através da plataforma YouTube, GoogleMeets ou Teams
para tirar dúvidas e discussões sobre os conteúdos expostos na semana. Esses
encontros serão programados para os dias e horários nos quais a disciplina é
ministrada no período regular. Cronograma tentativo: a
disponibilização das aulas irá ocorrer nas 2as.e 4as. (ou 3as. e 5as.),
iniciando em 27/07 (ou 28/07) - 2º
ciclo. Nas primeiras duas semanas iremos disponibilizar três aulas semanais
para podermos encerrar a disciplina antes do dia 26 de Setembro conforme o
calendário do período especial. |
||||||||||||
Sem. |
Aula (3 h) |
Aula (3h) |
Aula (3 h) |
|||||||||
1 |
1-Introdução |
2-Civilizações Antigas |
3-Pré-Socráticos |
|||||||||
2 |
4-Pré-Socráticos |
5-Sócrates e Platão |
6-Aristóteles e a Física
Aristotélica |
|||||||||
3 |
7-Aristóteles e a Física
Aristotélica |
8-Período Helenístico |
||||||||||
4 |
9- Império Romano e Patrística |
10-Idade Média |
||||||||||
5 |
11-A Escolástica, A Influência
Cristã e Mulçumana |
12-O Renascimento,
Descartes |
||||||||||
6 |
13-A Revolução Científica,
Tycho e Copérnico |
14- Kepler e suas Leis |
||||||||||
7 |
15-Galileu. O processo
inquisitorial de Galileu. |
16-Newton e a Mecânica |
||||||||||
8 |
17-Termodinâmica e Eletricidade |
18-A Evolução da Ótica. A
Crise da Física Clássica |
||||||||||
9 |
19-As
Principais Ideias e Figuras da Física Moderna |
20-O exemplo de Marie Curie |
||||||||||
10 |
Exame |
|
||||||||||
FORMAS DE
AVALIAÇÃO A avaliação se dará de
maneira continuada. A cada duas semanas, durante o curso, será proposta um
relatório sobre os conteúdos estudados com data limite de entrega de dois
dias. Cada relatórios será graduado com nota de zero a cem. A nota da(o)
aluna(o) será a média aritmética das notas obtidas nestes trabalhos. A
entrega desses relatórios irá também servir de base para o quantitativo de
frequência. |
||||||||||||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1) Luiz O. Q. Peduzzi,
Evolução dos Conceitos da Física. (Florianópolis, UFSC, 2011). Licenciatura
em Física na modalidade à distância. Acesso em https://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Textos_Peduzzi/EvolConFis.pdf 2) Sítio sobre a história da
ciência e ensino de física dos Professores Dr. Luiz O. Q. Peduzzi e Dra. Anabel
C. Raicik da UFSC, com diversos artigos sobre os temas abordados na
disciplina. Acesso em https://evolucaodosconceitos.wixsite.com/historia-da-ciencia/texto. 3) Alan Miguel Velásquez
Toribio, História da Física. (Vitória : Universidade Federal do Espírito Santo,
Secretaria de Ensino a Distância, 2012). Acesso em http://acervo.sead.ufes.br/arquivos/historia-da-fisica.pdf 1) José Fernando Rocha (org.). Origens e
Evolução das Ideias da Física (Salvador, Editora EDUFBA, 2002). 2) Bertrand Russel. História do Pensamento
Ocidental, 21ª Ed. (Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 2017). 3) Steven Weinberg. Para Explicar o Mundo: A
Descoberta da Ciência Moderna (São Paulo, Companhia das Letras, 2015). 4)
Galileo Goes to Jail and Other Miths About Science And Religion. Edited By Ronald L. Numbers. (Cambridge, Harvard University Press,
2009). 5) Peter Harrison (Org.) Ciência e Religião (São
Paulo, Editora Ideias e Letras, 2015). 6)
Barbara
Golsmith. Gênio Obsessivo: O Mundo Interior de Marie Curie (São Paulo,
Companhia das Letras, 2006). |
||||||||||||
Professor
da Disciplina: Prof. Marlus Koehler Contato
do professor da disciplina (e-mail e telefone para contato): koehler@fisica.ufpr.br |
||||||||||||