P L A N O D E E N S I N O
Ficha n.º 1 (permanente)
Departamento: FÍSICA
Setor: CIÊNCIAS EXATAS
Disciplina: FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL II Código: CF 359
Natureza: ( ) Anual ( X ) Semestral
Carga Horária: Teóricas(00), Práticas(60), Total(60), Créditos (02).
Pré-requisitos: Física Básica Experimental I
Co-requisitos: Não há
EMENTA
Noções sobre Teoria de Erros:
Experiências:
Mecânica: dinâmica rotacional; conservação de energia; conservação de momento angular.
Hidrostática; Oscilações; Hidrodinâmica; Ondas; Termodinâmica
Validade: a partir do ano letivo de 2001
Professor(a): Irineu Mazzaro
Chefe do Departamento: Ireno Denicoló
Aprovado pelo CEPE - Resolução:
Pró-Reitor de Graduação:
P L A N O D E E N S I N O
Ficha n.º 2 (parte variável)
Disciplina: FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL II Código: CF359
PROGRAMA
Noções sobre Teoria de Erros: método diferencial; Distribuição, valor médio, desvio padrão
Experiências:
Mecânica rotacional: momento de inércia, conservação do momento angular.
Oscilações: pêndulo simples, pêndulo físico, movimento harmônico (sistema massa-mola simples amortecido e ressonante).
Hidrostática: massa específica (sólidos líquidos e gases), pressão hidrostática e empuxo, princípio de Pascal.
Hidrodinâmica: verificação da equação de Bernoulli.
Ondas: determinação da velocidade de propagação do som, ondas estacionárias.
Termodinâmica: calor específico, calor latente de fusão, equivalente Joule, caloria, dilatação linear, condutividade térmica, processos termodinâmicos (volume constante e adiabático).
Experiências Demonstrativas.
Objetivos (competência do aluno): Introduzir o estudante nas atividades experimentais. Iniciar o estudante nos métodos de análise de dados. Desenvolver a idéia de “erro experimental”, ou seja incerteza na medida. Colocar o estudante em contato com os sistemas básicos de medida: disciplinar as anotações de forma clara e objetiva durante a realização do experimento; Mostrar ao aluno como analisar os resultados usando cálculos, métodos de ajuste e microcomputadores quando possível. Desenvolver no aluno o interesse e o hábito de relatar o seu trabalho, na forma do tradicional relatório. Despertar a criatividade e iniciativa no sentido de sugerir alterações e/ou alternativas dos métodos empregados. Aprimorar a crítica com relação a freqüentes comparações entre resultados experimentais e os modelos teóricos do fenômeno estudado. Estimular a observação de fenômenos naturais.
Referências bibliográficas
H. F. Meners, Physics “Demonstration Experiments”, vol I e II, The Ronald Press Company, N.Y. (1970).
“Advanced Undergraduate Experiments in Physics, The Taylor Manual”, Ed. T. B. Brow, Addison-Wesley (1964).
P. Lucie, “Física Básica”, vol. I e II, Ed. Campus, RJ. (1979).
Cópiar Referência 4 da Física Experimental A.
Procedimentos didáticos: Aulas em laboratório, com os alunos divididos em grupos de no máximo três, por bancada e por experimento a ser realizado. Aulas práticas são divididas em blocos de quatro experimentos. A cada semana os alunos farão um rodízio dos experimentos de modo que no final de um mês terão complementado o bloco. Dois grupos farão sempre o mesmo experimento em um total máximo de oito grupos por turma.
Avaliação: Realizadas após o término da apresentação da parte teórica inicial e após completar cada bloco através de provas e relatórios assim como da participação ativa no laboratório (conceito). A prova terá peso de 50% o relatório 40% e a participação no laboratório 10%. O relatório é individual e terá prazo de duas semanas para a sua confecção.
Observação:
Professor responsável: Irineu Mazzaro
Chefe do Departamento: Ireno Denicoló
Coordenador do Curso: Sílvia Helena Schwab